Como a inovação tecnológica está transformando o cuidado animal
Novas tecnologias permitem que o pet desfrute de um cuidado mais atencioso e tenha mais qualidade de vida.
Todo mundo já está cansado de saber dos impactos que a inovação tecnológica trouxe nas últimas décadas para a sociedade. Internet, TVs inteligentes, inteligência artificial, aumento na produção na agricultura, tratamentos mais avançados e eficazes na medicina… Praticamente todos os setores do conhecimento foram afetados pelos avanços tecnológicos.
Contudo, o que muita gente não considera é que a inovação da tecnologia também se faz presente no cuidado dos animais domésticos. Isso mesmo!
A medicina veterinária e a indústria de produtos para animais também foram áreas que se beneficiaram das novidades tecnológicas. Coleiras e peitorais com sensores para monitorar a saúde do pet, aplicativos para acompanhar o seu consumo de comida e novidades nos tratamentos veterinários são alguns exemplos desses avanços.
Que tal conhecer mais sobre os impactos da tecnologia no cuidado animal? Confira algumas das principais novidades no texto a seguir.
Telemedicina veterinária
A telemedicina tornou-se muito mais conhecida e utilizada depois da pandemia. Mas muitos tutores não sabem que essa modalidade de atendimento também está disponível para os seus pets. Ela permite a realização de consultas virtuais, monitoramento do progresso dos tratamentos, esclarecimento de dúvidas e até prescrição de medicamentos.
O melhor de tudo? O tutor não precisa sair de casa. A rotina faz com que, em muitos casos, seja preciso adiar a ida ao veterinário por falta de tempo. Porém, com a telemedicina, esse inconveniente torna-se coisa do passado. Esse atendimento é sinônimo de conforto e praticidade para o dono, garantindo assim um acompanhamento mais próximo da saúde do pet.
Implantes e dispositivos eletrônicos
O monitoramento de saúde é vital para assegurar mais qualidade de vida para o pet, especialmente no caso daqueles que têm condições médicas específicas. Para trazer mais tranquilidade no cotidiano, o implante de dispositivos eletrônicos, como microchips, é uma das maneiras de efetuar o monitoramento contínuo, checando os níveis de glicose e batimentos cardíacos, por exemplo.
Desse modo, os veterinários podem acompanhar de perto a saúde dos animais com doenças crônicas, verificando quando há alterações importantes nos seus quadros. Além disso, os microchips são vantajosos, pois possibilitam localizar um animal perdido, algo que nenhum dono deseja que aconteça.
Terapia assistida por laser
Sabe como o laser pode ser benéfico para os tratamentos de animais? Nos últimos anos, surgiu a terapia assistida por laser, solução emergente na medicina veterinária que proporciona benefícios terapêuticos para eles. Por exemplo, esse tratamento é utilizado para aliviar a dor, reduzir a inflamação e estimular a cicatrização de tecidos.
O mais importante disso tudo: trata-se de uma abordagem não invasiva e que se comprovou muito eficaz no tratamento de condições como artrite, lesões musculares e recuperação pós-cirúrgica. Assim, o tutor tem a certeza de que o pet terá uma recuperação mais rápida e confortável.
Acompanhamento eletrônico de saúde
Nas clínicas veterinárias, uma mudança considerável está na transição dos registros de saúde dos animais para o formato eletrônico. Essa ação traz mais facilidade para os veterinários, que conseguem acessar o histórico médico do animal com alguns cliques, e assim podem não só checar os tratamentos anteriores, mas também monitorar condições de saúde específicas.
O resultado disso é mais agilidade no atendimento, além de melhorar a comunicação entre diferentes profissionais, o que permite uma coordenação mais eficaz no cuidado de animais. Além disso, fica mais fácil conversar com os tutores e dar um parecer geral sobre como está a saúde do seu companheiro.
Aplicativos móveis
Também não dá para citar o surgimento de vários aplicativos móveis que auxiliam nos cuidados dos pets. Com funcionalidades diversas, esses aplicativos monitoram a saúde e controlam a gestão da alimentação e dos exercícios do animal.
Ou seja, o pet pode desfrutar de um estilo de vida mais saudável e que proporcione mais felicidade para ele, garantindo que tenha sua cota de nutrição diária e também possa se exercitar com frequência, evitando ficar sedentário.