Como ganhar dinheiro com uma loja virtual de roupas?

Quando uma pessoa decide montar um empreendimento online, o objetivo é sempre fazer com que ele dê certo, se torne lucrativo.

Obviamente, vivenciar este momento de crise, incerteza e inseguranças provocados pela pandemia, faz muitas pessoas se perguntarem se este é o melhor momento de investir dinheiro e tempo em um negócio.

O fato é que a pandemia transformou de maneira significativa a forma como nos comportamos, consumimos, e interagimos com empresas e marcas, e este elementos são decisivos na hora de montar um negócio próprio.

Apesar dos grandes desafios e das dificuldades que envolvem a criação de um empreendimento, intensificado, neste contexto, pela crise econômica que enfrentamos e descontrole do vírus, este é também um cenário onde surgem grandes oportunidades.

A migração dos consumidores, desde o ano passado, para o ambiente digital foi intensa, o que obrigou muitos varejistas a tomarem iniciativas imediatas para responder às mudanças, dando destaque ao protagonismo das vendas online e ressignificando o processo de comercialização.

Crescimento econômico no e-commerce

O e-commerce varejista teve um salto de 16% para 29% logo nos primeiros 8 meses de 2020 (a nível global) e segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o crescimento das vendas no Brasil foi de 68% quando comparado a 2019. 

O crescimento do comércio eletrônico em 2020 foi o maior já visto no país. O que incentivou a exploração de novos territórios no mundo digital, onde a criação de negócios online passou a ser uma estratégia indispensável para a sobrevivência de estabelecimentos físicos e uma possibilidade para o surgimento de novos negócios.

Para o mercado de moda online, as perspectivas são bastante positivas, situação que traz maior confiança e otimismo para quem deseja empreender neste setor.

Pensando nisso, elaboramos este artigo completo, com informações e dicas sobre o que é necessário para você montar a sua loja online e começar a ganhar dinheiro vendendo roupas na internet, seja roupa infantil, adulta ou esportista.

Como montar sua loja virtual de roupas

Iniciar no mercado virtual de roupas pode parecer simples, mas é preciso se atentar e seguir alguns passos para evitar prejuízos.

O Brasil está entre os 5 maiores países consumidores de roupas, e para muitos empreendedores este é um mercado promissor. 

No entanto, isso também significa que a concorrência é grande e para garantir o sucesso do seu negócio, você precisa saber como vender e como se destacar em meio a multidão. 

Dito isto, vamos entender melhor como montar uma loja virtual de roupas.

1. Planejamento e organização

O primeiro e mais importante passo a dar depois que você decidiu entrar no mercado varejista de roupas é o planejamento.

Perceba que planejar é vital para quaisquer negócios e é isso que vai definir o quão preparado você estará para lidar com os desafios que poderá enfrentar, e se conseguirá controlar todas as etapas de implementação e desenvolvimento do empreendimento.

Na fase inicial, você precisa ter bem definido quais são seus objetivos, e o que é necessário para alcançá-los. Leve em consideração os seguintes pontos::

  • Quais ferramentas e recursos serão necessários para estruturar seu negócio;
  • Qual melhor forma de funcionamento para sua loja;
  • Quando de dinheiro e tempo você pode investir para seu negócio operar;
  • Quais suas prioridades;
  • Planejamento financeiro – gastos, investimentos em produtos, publicidade, capital de giro, etc.

É imprescindível fazer uma pesquisa detalhada, estudar e colocar no papel tudo o que envolve a estruturação e funcionamento de sua loja online. Desta forma você conseguirá prever riscos, evitar dores de cabeça e ter certeza que suas escolhas são as mais acertadas.

2. Observe o mercado e as tendências

Observar e analisar o mercado e as tendências quando se inicia um negócio no setor de moda é muito importante, afinal o mercado varejista virtual é enorme e tem muita demanda.

As lojas oferecem muitas ofertas e mercadorias nos mais variados segmentos, e toda estação novas tendências aparecem.

Defina um nicho para seu negócio – infantil, feminino ou masculino, plus size, moda alternativa, moda íntima ou de banho, peças criadas por você, etc. – e mantenha o foco. As chances de sucesso tendem a ser maiores quando você determina qual público deseja atrair e o que pretende oferecer a ele.

3. Selecione os melhores fornecedores

A escolha dos melhores fornecedores para sua loja é fundamental, pesquise e dê preferência a empresas que oferecem preços camaradas e que estejam dentro do seu orçamento, avalie quais as condições de pagamento, a qualidade do produto e as políticas de entrega de cada uma delas.

Não importa que sua loja de roupas seja um brechó ou uma boutique,  ter uma base de fornecedores consistente, diversificada e confiável fará toda diferença.

4. A melhor plataforma para vendas online

Com o planejamento em dia, conhecimento de mercado e produtos em mãos, chegou a hora de criar sua loja virtual. Para isso, você tem dois caminhos:

  1. Criar sua loja você mesmo: o que demanda maior esforço, pesquisa e dedicação;
  2. Contratar alguém especializado: terceirizar esta tarefa para um profissional capacitado pode ser muito mais cômodo e você terá a garantia de um ótimo resultado, mas isso demandará investimento, então avalie se esta opção cabe em seu orçamento.

Caso você escolha a primeira opção, a boa notícia é que na internet você encontra uma série de plataformas – gratuitas ou a preços acessíveis – que trazem soluções simples, práticas e intuitivas, e que não exigem conhecimentos técnicos para serem manipuladas.

Muitas plataformas de e-commerce oferecem ferramentas que ajudam no controle de estoque e logística, fornecem dados sobre as vendas e a possibilidade de personalizar o ambiente de sua loja.

Foque na criação de uma loja com layout atraente, dinâmico, prático, e que chame atenção para os produtos, com fotos de qualidade e em vários ângulos, com descrições detalhadas sobre as peças e que permita uma navegação tranquila e uma experiência incrível para seu cliente.

5. A política de trocas

Diferente das compras em lojas físicas, o consumidor online não poderá experimentar a peça que ele pretende adquirir, o que gera insegurança, afinal, o produto que chegar em sua casa pode não servir, ou não ser aquilo que ele imaginava.

Por isso, é fundamental que você tenha uma política de trocas clara e eficiente, para que seu cliente tenha confiança e segurança na hora de realizar a compra, desta forma, qualquer problema que vier a surgir, ele saberá que pode contar com você para resolver.

6. As formas de pagamento

Determinar quais formas de pagamento você adotará para sua loja é imprescindível, afinal, este é um fator que pode limitar suas vendas e, consequentemente, o alcance do público.

Quanto mais variadas e diversificadas forem as possibilidades de pagamento – débito, crédito, Paypal, boleto, etc. – maiores serão as chances de atender a todos os perfis de clientes.

Como ganhar dinheiro com uma loja virtual de roupas

Agora você já sabe como montar sua loja virtual e o que fazer para obter a melhor estrutura para seu negócio começar a operar.

Mas o trabalho não acaba por aí. 

Não vai adiantar você ter uma loja de primeira qualidade, com roupas incríveis e simplesmente ficar esperando que o público descubra sua existência, terá que achar maneiras para ganhar dinheiro.

O esforço para tornar sua marca conhecida e criar uma base sólida de clientes é contínuo. E fazer seu negócio ser lucrativo exige a adoção de algumas estratégias que farão toda diferença na obtenção de sucesso e realização de seus objetivos e metas.

Então, vamos conversar um pouco sobre o Marketing digital.

Aprenda sobre Marketing digital

O Marketing digital se refere a um conjunto de estratégias e métodos, para o ambiente online, que tem como principais objetivos, construir presença na rede, promover uma marca, idéias, produtos e serviços, atrair pessoas e melhorar o relacionamento com os clientes.

Você já deve ter percebido que não é possível sustentar um negócio virtual sem divulgação. Por isso, aprender sobre Marketing digital, explorar suas estratégias e entender qual funciona melhor para seu negócio é essencial.

Conheça algumas das estratégias de Marketing mais usadas em empreendimentos online:

  • SEO (otimização para motores de buscas): é uma forma de fazer com que seu site seja encontrado e esteja nas primeiras posições dos resultados mostrados em buscadores como o Google;
  • Marketing de Conteúdo: se trata da produção de conteúdos relevantes – vídeos, infográficos, textos, posts em redes sociais, e-books, etc. com o intuito de atrair clientes;
  • Email Marketing: possibilidade de estreitar laços com o cliente, enviando novidades, fazendo publicidade, oferecendo produtos de forma direcionada e personalizada por email;
  • Análise de dados e métricas: uso ferramentas que permitem que você avalie os rumos do seu negócio, identifique onde é preciso melhorar e o que está ou não funcionando;
  • Responsividade: tornar o site adaptável às telas dos mais variados equipamentos eletrônicos, oferecendo maior conforto e permitindo que seu público acesse seu site onde ele estiver.
  • Mídias sociais: para criar um relacionamento mais aproximado, humano e real com seu público, além de aumentar os canais de divulgação de seus produtos e ideias usando Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, etc.

Ofereça o melhor atendimento à seu cliente

Seu cliente precisa ter a melhor experiência ao acessar seu site ou entrar em contato com você. Preserve sua relação com ele, solucione seus problemas e elimine suas dúvidas de forma rápida e eficiente.

Um atendimento de qualidade e que oferece um bom relacionamento com o consumidor fará com que ele se sinta acolhido e respeitado, garantindo maior conforto e confiança; elementos que garantem não apenas sua satisfação, mas a possibilidade de seu retorno.

Junte-se a mais de 100.000 pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdo exclusivo e com prioridade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.