7 dicas para o Marketing Digital de Natal

O Natal é geralmente a época mais esperada do ano para todas as marcas devido ao alto potencial mercadológico. Com isso, é natural que você passe a ver campanhas de Marketing Digital natalino com mais frequência e em todos os lugares.

Desde reduções de preços, publicidade em vários meios de comunicação, divulgação de campanhas nas redes sociais ou e-mail marketing – tudo ajuda a fortalecer a marca e a destacar-se da concorrência.

Definitivamente, o Natal é uma oportunidade de ouro para angariar novos clientes e, por isso, é importante definir uma estratégia precisa.

Mas como definir essas ações? Quais são elas? Por que colocá-las em prática? Te explicaremos tudo agora, fique ligado!

Vale mesmo a pena fazer campanhas de Natal?

O Natal, mesmo sendo final de ano, é uma boa época para vender seus produtos e/ou serviços.

Duas datas (Black Friday e Natal) são campeãs de vendas que sempre prometem tirar proveito dos negócios corporativos e contribuir para um fechamento do ano em grande estilo. 

Pensando nisso, você pode utilizar ambas datas para conhecer melhor seus clientes, ampliar a imagem de sua marca de corte plasma industrial, fortalecer sua credibilidade nas redes e obter sucesso de vendas. 

Lembre-se que neste dia muitas pessoas usam o 13º salário para comprar presentes e dar para amigos e familiares.

Mesmo quando as pessoas estão prontas para comprar, elas não param de buscar ofertas e formas mais práticas de aquisição. Por isso, o ideal é planejar a atração e conversão em sua campanha de Natal.  

Além disso, esteja preparado porque existem diferentes tipos de consumidores de fábrica de roldanas. Assim, é importante que você consiga atender cada um com suas particularidades.

Por que aproveitar o Natal para marketing?

Há várias razões para aproveitar as datas sazonais, principalmente o final de ano. Com elas é possível: 

  • Aumentar as vendas;
  • Potencializar a percepção da marca;
  • Apresentar novos produtos;
  • Criar experiências de compra inesquecíveis.

E, claro, há os comportamentos específicos dessa data comemorativa. Conheça-os a seguir.

Compras antecipadas

Ninguém quer correr o risco de perder uma oferta imperdível em pleno Natal. Por isso, as promoções de Natal são excelentes!

Elas garantem que os consumidores que desejam comprar scanner odontológico com tranquilidade não passem a virada insatisfeitos!

Compras urgentes

Há outra parte do público que acaba comprando muito perto da data ou no mesmo dia e busca as opções mais práticas e rápidas.

Em outras palavras, você deve estar pronto para atender esses clientes ‘desesperados’ e proporcionar experiências objetivas, claro, sem abrir mão da qualidade.

E-commerces

Alguns consumidores escolhem o comércio eletrônico pela facilidade de uso, por isso é importante que suas lojas ofereçam essa conveniência.

Muitas pessoas (a maioria) gostam de presentear amigos, parentes e até a si mesmas, então prepare seu marketing de Natal pensando nelas!

7 dicas de marketing digital de Natal

Mas, afinal, como aproveitar essa profusão de oportunidades de vendas que ocorrem até o dia 25? Nós temos a resposta – na verdade, 7 respostas!

Acompanhe os tópicos abaixo e entenda como divulgar balança comercial com sucesso em clima natalino!

  1. Personalize o site

Além da facilidade de comprar sem sair de casa, é fácil pesquisar preços e encontrar pechinchas pela internet. Não é à toa que os acessos a e-commerces disparam!

Assim, é importante que sua empresa esteja pronta para receber os visitantes. 

Mantenha as informações precisas, os preços e as descrições dos produtos atualizados e o atendimento pessoal para fornecer um excelente atendimento ao cliente (e lembre-se de adequar o estoque para esse movimento).

Decorar a casa já virou um hábito, por que não transformar sua loja virtual em um ambiente confortável, agradável e incluir nela o espírito natalino? Afinal, o site também funciona como a casa da sua marca, e a personalização inclui:

  • Layout;
  • Banners;
  • Identidade visual;
  • Ofertas.

Enfim, transmita o espírito natalino no contexto da automatização industrial!

  1. Use o Marketing de Conteúdo

Usar um blog em seu site é uma boa estratégia de marketing de Natal. Se você tiver um bom conteúdo otimizado para SEO, seus sites podem se classificar bem e ganhar mais relevância.

Artigos que respondam às perguntas comuns de seus clientes nesta época do ano, posts que ofereçam soluções para alguns problemas comuns de férias, artigos relacionados a promoções sazonais…

O conteúdo deve responder a um nicho (seu público-alvo). Além disso, crie textos divertidos e interessantes sobre loja de mangueira hidráulica para que os clientes queiram gastar tempo lendo-os.

Se o seu conteúdo for um post de blog ou newsletter, não se esqueça de compartilhar o material nas redes sociais mais populares.

  1. Integre o online

As pessoas passam grande parte da vida navegando no computador ou celular, e isso não é novidade, mas o fluxo de usuários das redes sociais “explodiu” durante a pandemia e este Natal provavelmente será o mais digital de todos. 

Além disso, as compras online usando dispositivos móveis estão aumentando a cada ano. Então, procure estar presente na web!

Invista em anúncios patrocinados usando Google Adwords e Facebook Ads, bem como amplie atividades nas redes sociais, orgânicas e patrocinadas. Para isso, crie conteúdo, forneça seus produtos e dê brindes.

Promova suas ofertas e descontos e trabalhe bem com as palavras-chave que você usa para anunciar no Google.

Fale com seus clientes. Não os deixe sozinhos, envie-lhes marketing ou mensagens de texto, encaminhe-os para encontrar o que procuram.

Se necessário, use o WhatsApp. Assim, seus clientes entenderão que você está mais próximo deles. Seja transparente e proporcione o melhor serviço de plataforma elevatória residencial para cativá-los e fidelizá-los.

  1. Reserve seu estoque com antecedência

O Natal é só no final do ano, mas é comum que as pessoas comecem a comprar os presentes de Natal com antecedência, inclusive na já citada Black Friday.

Por isso, entre as estratégias para vender mais no Natal, destaque a capacidade do seu negócio de se preparar com antecedência e garantir que o cliente encontre o que deseja em sua loja, seja física ou virtualmente. 

A dica é garantir que sua empresa já tenha uma campanha de Natal decidida e preparada para a demanda que ela trará no início de novembro.

  1. Trabalhe com formas de pagamento diferentes

Eu sei que você não quer que o consumidor adicione produtos ao carrinho e desista da compra porque sua loja tem poucos meios de pagamento. Então, lembre-se que seu objetivo é facilitar a vida do cliente nesse quesito.

Lembre-se também de que as pessoas geralmente estão mais dispostas a gastar nesta época do ano – ainda mais com o pagamento do 13º – basta acionar os gatilhos certos.

Aproveite este momento favorável e ofereça diferentes formas de pagamento e benefícios para que isso não seja um empecilho para o consumidor.

Por exemplo, usar o Pix pode fazer uma grande diferença para sua loja ao garantir que o cliente faça o pagamento na hora da compra.

  1. Disponibilize ofertas diferenciadas

Outras boas estratégias para vender mais no Natal envolvem descontos progressivos e promoções de frete grátis.

Isso ocorre porque, quando as pessoas estão  dispostas a gastar mais, os descontos incrementais as incentivam a comprar mais de um item, aumentando o ticket médio.

Com esse formato de oferta, quanto maior a compra, maior o desconto que o consumidor ganha dos medicina do trabalho clínica.

Além disso, é possível explorar a possibilidade de oferecer frete grátis por um preço fixo de compra, já que essa estratégia também pode fazer com que o cliente opte por uma quantidade maior do que o planejado para não pagar o frete. 

  1. Crie páginas de ofertas e recomendações de presentes

Uma forma muito interessante de usar o marketing digital durante o Natal é criar páginas de ofertas e recomendações de presentes.

É possível criar páginas com combinações e ofertas de produtos, bem como espaços de sugestões de presentes para determinadas ocasiões, seções para quem gosta de viajar e categorias personalizadas.

A ideia é atingir o público e oferecer produtos segmentados para cada lead, facilitando o ciclo de compra.

Ao criar essas páginas, você pode direcionar as campanhas temáticas criadas para páginas específicas com um layout diferente e seleção de ofertas e recomendações dirigidas a cada público-alvo. 

Mas para que essas páginas recebam muitos visitantes e convertam essas visitas em vendas, elas precisam ser vistas.

É por isso que compartilhá-las nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e até mídia paga é essencial para aproveitar ao máximo seu marketing digital neste Natal – já que a concorrência é ainda maior nesta época do ano.

Conclusão

Datas comemorativas são sempre excelentes oportunidades para aumentar a receita e converter novos clientes!

O Natal é uma das mais recomendadas nesse aspecto, já que tem uma tradição definida de presentear amigos e entes queridos.

O marketing digital deve estar preparado para aproveitar cada oportunidade de venda! Esperamos que este conteúdo tenha te mostrado o melhor caminho para isso. Feliz Natal e boas vendas! Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.