Estratégias de fortalecimento de marca para se tornar a líder do mercado

Liderar um segmento no mercado é um processo desafiador para empresas de todas as áreas. Veja por que o fortalecimento de marca é essencial nesse processo e algumas estratégias para fazê-lo.

Abrir uma empresa e consolidá-la como referência no mercado requer decisões articuladas e estratégias em várias áreas, desde definição e engajamento com o público-alvo até posicionamento de mercado, identidade visual, comunicação da proposta, entre outros exemplos.

Empresas como a Apple, com o iPhone, são reconhecidas como referência em seu segmento. Veja alguns fatores importantes que fazem esta e outras companhias serem líderes em sua área de atuação e por que o fortalecimento de marca é importante nesse processo. 

O que é fortalecimento de marca?

Esse fortalecimento consiste em uma estratégia de promoção da empresa por meio da divulgação de determinados conteúdos para o seu público-alvo. A partir disso, a companhia marca maior presença no mercado, passa a ser conhecida por mais pessoas e ganha destaque para ser considerada especialista e referência em seu segmento de atuação.

A tecnologia proporciona uma enorme quantidade de informações. Por isso, as empresas precisam consolidar a sua marca, entender as necessidades e os valores dos potenciais dos seus clientes e mostrar os seus diferenciais e vantagens em relação a companhias concorrentes. 

Além disso, nesse processo, é essencial criar estratégias para cada ponto de contato entre o público e a empresa. Por isso, veja algumas estratégias fundamentais para fortalecer a sua marca.

Identidade da marca

Criar uma marca envolve a definição objetiva de quais são os valores e a missão dela. Quais são os objetivos da marca? Isso é o primeiro passo que fundamenta todas as atividades de branding.

Essa identidade também envolve a criação de uma identidade visual, o que é feito a partir de elementos visuais como logo, tipografia, paleta de cores e slogan. Esse processo envolve a contratação de profissionais de design e deve estar presente em todas as publicações e imagens relacionadas à marca.

Além disso, é preciso ter clareza sobre qual é a proposta de valor da empresa e como esta se diferencia dos concorrentes na área.

Os clientes devem sentir que adquirem não só um bom produto ou serviço, mas também um bom atendimento, entre outros fatores. Por fim, é importante mostrar por que a marca é inovadora e está à frente de outras do mesmo setor.

Definir e engajar o público-alvo

Ao abrir uma empresa, é preciso definir qual será o seu público-alvo e, então, realizar uma boa pesquisa de mercado a fim de entender quais são as necessidades, os comportamentos e os valores dele.

Isso é fundamental não só para criar produtos e/ou serviços, mas também para definir estratégias de atendimento, marketing e comunicação. A partir disso, a empresa pode criar conteúdos voltados para este público para engajá-lo, tais como textos no blog da companhia, vídeos, posts em redes sociais, webinars, e-mail marketing, e-books, entre outros.

Reconhecimento  

Outro fator fundamental para o fortalecimento de uma marca é o seu reconhecimento. Isso pode ocorrer através de certificados e premiações variadas, já que elas associam a marca a valores positivos.

É imprescindível avaliar quais são as premiações mais relevantes na sua área de atuação e quais são as instituições reconhecidas nesse processo de certificação.

Além de poder atrair mais clientes, esse processo de reconhecimento pode trazer insights relevantes para as equipes e os processos internos da empresa. Por fim, é importante participar e organizar eventos, feiras e congressos, para divulgar a marca e reunir os melhores profissionais do segmento.

Experiência do cliente

Outro aspecto essencial para se consolidar no mercado é oferecer uma ótima experiência ao cliente em todos os pontos de contato.

Isso envolve protocolos de atendimento transparentes, com atendimento rápido e eficiente, que não deixe o cliente esperando muito tempo até ser atendido e que não demande passar por várias equipes até ter a sua dúvida ou problema solucionados.

Além disso, é crucial criar processos de coleta de avaliação dos clientes e usar essas informações de forma estratégica e eficiente para revisar constantemente os processos, produtos e serviços. 

A experiência do cliente não termina no momento da compra, mas também envolve posteriores trocas e devoluções. Por isso, a marca deve ter uma política bem definida e transparente.