Inovação de marketing: O que é e como implementar
O que marketing tem a ver com inovação? Muito mais do que a maioria das pessoas pode ver ou mostrar em sua organização! Por um lado, a inovação só pode ter sucesso com marketing; por outro lado, o marketing precisa de inovação para o sucesso do produto.
A inovação de Marketing abrange as atividades como, por exemplo, pesquisas sobre as necessidades do cliente, testes de conceito e protótipo com clientes e a comercialização de novos produtos. Todas essas são tarefas-chave na gestão da inovação.
O marketing desempenha um papel muito importante em garantir e aumentar o sucesso da inovação.
O que é inovação de marketing?
O Marketing de Inovação tem a ver todas com as atividades de gestão da inovação que contribuem para a promoção do sucesso no mercado de novos produtos e serviços. Se considerarmos que a verdadeira tarefa e missão da inovação é o sucesso no mercado, fica claro que o marketing desempenha um papel extremamente importante.
Essa atividade inclui, portanto, uma gama muito ampla de tarefas, especificamente todas as que estão relacionadas com a orientação para o cliente e para o mercado e que permitem uma comercialização bem-sucedida de um novo produto ou serviço.
No front-end, a inovação de marketing contribui para a identificação de oportunidades de mercado e pesquisa sobre as necessidades do cliente:
- Pesquisa sobre os requisitos específicos do cliente – trata-se das necessidades atuais durante um projeto concreto de inovação, mas também da antecipação das necessidades futuras.
- Pesquisa sobre um mercado em potencial, como a atratividade de determinado mercado, o tamanho dele, seu potencial para novos produtos, etc.
No decorrer do processo de desenvolvimento de produtos, o marketing inovador tem a tarefa de envolver continuamente clientes e usuários no processo. O objetivo é coletar feedbacks sobre os desenvolvimentos atuais.
Uma de suas principais tarefas é a comercialização do novo produto ou serviço, que é uma tarefa contínua e está ligada ao gerenciamento do ciclo de vida do produto. Isso envolve marketing interno e externo.
Por que aplicar a inovação de marketing?
Peter Drucker, escritor e professor de renome, já disse que “O negócio tem apenas duas funções – marketing e inovação”. Ele considerava o marketing e a inovação a base importante para o sucesso da empresa.
Isso é motivo suficiente para examinarmos mais profundamente o propósito e o papel do marketing a partir de uma perspectiva de inovação. Nas vendas, importa que todos os produtos, serviços e processos estejam alinhados às necessidades dos clientes e usuários.
Ainda, ele tem um papel estratégico. Com base na estratégia da empresa, são traçados os planos de marketing. Em muitos casos, ele também tem um papel de liderança no desenvolvimento dessas estratégias, pois é capaz de identificar mercados importantes e oportunidades de mudanças.
Em poucas palavras, a empresa precisa investir em inovação de marketing para encontrar boas oportunidades de mercado, conquistar e manter clientes, avançar em tecnologia, acompanhar a concorrência ou até mesmo ultrapassá-la.
Qual a importância da inovação de marketing?
O marketing atua no início do processo de inovação para explorar os potenciais de mercado e as necessidades do cliente, obtém feedback do cliente no processo de desenvolvimento e comercializa o produto no final do processo.
Ele garante, assim, que os novos produtos e serviços sejam direcionados para o mercado e clientes. Este é um dos maiores fatores de sucesso na gestão da inovação para aumentar as oportunidades de receita e eliminar fracassos e desperdícios desnecessários.
É por isso que os responsáveis pela inovação têm que trabalhar em estreita colaboração com o marketing e as vendas. A principal prioridade para todos deve ser desenvolver um novo produto que os clientes possam consumir o quanto antes.
Atitudes inovadoras de Marketing
Para se ter bons resultados com o marketing de inovação, você pode seguir algumas diretrizes. Existem práticas que são recomendadas e podem trazer bons resultados. Citaremos algumas agora.
Construa uma cultura de inovação
A diferença entre empresas que crescem continuamente e as que só acertam uma vez está exatamente aqui. A empresa precisa ter uma cultura de inovação, que significa ter vários projetos inovadores em ação para um crescimento escalável.
Para a construção de uma cultura de inovação são necessárias algumas atitudes que passam por: deixar os colaboradores à vontade para propor ideias, dar feedbacks bem elaborados para as sugestões e colocar em prática todas as boas ideias encontradas.
Conceda autonomia às equipes envolvidas
Quando a empresa centraliza a inovação na mão de uma única equipe ou pessoa, os avanços podem ser muito pequenos e lentos. É importante que muitas equipes tenham uma missão dessas e seja incentivada a colocar em prática.
Construir um conjunto de metas e favorecer a aplicação das inovações por parte das equipes é um bom jeito de começar a criar uma cultura de implementação. Assim se garante que toda boa ideia será colocada em prática e os resultados crescem constantemente.
Pesquise e invista em tecnologia
É necessário pensar mais além das redes sociais. Elas são um bom veículo e excelentes para captação de novos clientes e manutenção dos antigos, mas é preciso investir nas tecnologias, inclusive para elas.
Considere, por exemplo, melhorar o tempo de resposta aos clientes com bots de automação que enviam respostas prontas a cada nova mensagem recebida. Você pode enviar um resumo de seus serviços, informações de valores ou mesmo criar um menu interativo por onde o cliente resolve tudo sem espera.
Também é possível fazer com que seu cliente tenha uma experiência de realidade virtual, podendo, por exemplo, testar como seu produto ficaria em sua sala. Isso é possível através de tecnologias disponíveis e de fácil implementação.
Conheça o seu consumidor
Quem trabalha com marketing já conhece a importância de conhecer o seu consumidor. Todas as suas ações serão voltadas para ele e será um desperdício de dinheiro e de energia fazer campanhas sem direcionamento.
Portanto, saiba quais são os lugares que seu cliente está, as tendências gerais de seus comportamentos e faça pesquisas constantes sobre seus consumidores para compreendê-lo cada vez melhor.
Existem aplicativos e redes onde estão a maior parte das pessoas. Pesquise se seu público também está lá e marque sua presença. Não adianta, por exemplo, manter atualizada uma rede que não vai trazer conversão, por mais que esteja em alta.
Isso é importante também para entender o modo como os seus clientes se relacionam com seu produto. Ele gosta de ver fotos e explicações? Talvez o Instagram seja uma boa ideia.
Faça benchmarking
Conheça sua concorrência, entenda suas estratégias e aprenda com ela. É fundamental este conhecimento para quem quer estar na liderança de algum mercado.
Obviamente, não se deve copiar as ações do seu concorrente tal qual elas são. Mas quanto mais você conhecer sobre seu adversário e entender suas estratégias, você vai entender melhor como suas ações poderão impactar em seus resultados. Visite seus sites, perfis nas redes sociais e inspire-se neles para criar suas próprias ideias.