Raio-x gamer: estudo mostra o perfil do consumidor brasileiro de jogos eletrônicos
Estudo que abrangeu todo o país revelou que os jogadores valorizam mais as marcas que participam e incentivam o universo gamer.
Você dedica alguns minutos do seu dia para se divertir com algum jogo eletrônico? No videogame, no computador ou até mesmo no smartphone, os games estão presentes no dia a dia de milhões de brasileiros. Segundo a Newzoo, consultoria que detalha dados mundiais sobre jogos, o Brasil contava com mais de 100 milhões de gamers em 2023.
Mas qual é o perfil consumidor desses jogadores? Como eles se relacionam com as marcas envolvidas nesse meio e o quão importante é o incentivo das marcas neste cenário para que elas sejam reconhecidas entre os gamers? Essas foram algumas das perguntas que a Pesquisa Game Brasil (PGB) procurou responder em seu novo levantamento.
A pesquisa, que abrangeu todo o território nacional, contou com a participação de 13.360 entrevistados de todos os estados brasileiros. O objetivo era compreender a relação dos gamers com as marcas que atuam nesse segmento, detalhando suas preferências em relação aos jogos eletrônicos.
Entre os dados coletados, está o fato de que 57% dos entrevistados disseram ter maior inclinação para comprar produtos de empresas envolvidas com o universo gamer. Ou seja, os consumidores aproveitam a promoção da Terabyte Shop e de lojas desse segmento para comprar produtos de marcas como AMD, Intel, Razor e Logitech, deixando seu setup gamer ainda mais completo.
Além da inclinação, os consumidores também querem que essas marcas sejam mais presentes dentro do universo de jogos. Cerca de 65,3% dos entrevistados afirmaram que têm expectativas para que essas marcas discutam sobre o tema no cotidiano, enquanto 68,2% ficam felizes de ver essas marcas dentro dos games, como com a inserção de skins personalizadas.
Cenário dos e-sports
Os games costumam ser a diversão de muita gente, uma forma de relaxar e se divertir com os amigos. Mas para outros, jogos eletrônicos são coisa séria e até mesmo profissão. Não é por menos que o cenário de e-sports cresceu tanto nos últimos anos, com cada vez mais jogadores interessados em transformar a jogatina em uma carreira.
Esse mercado gira em torno das competições de jogos eletrônicos, disputadas por atletas profissionais em torneios. As partidas, que podem ser disputadas tanto presencialmente quanto on-line, reúnem milhões de espectadores no mundo todo, que acompanham os campeonatos principalmente por plataformas de streaming.
E é um mercado que movimenta bilhões. Em 2019, um estudo da Newzoo mostrou que a indústria de e-sports movimentou US$ 957,5 milhões naquele ano. Em 2021, após o ano da pandemia da covid-19, esse faturamento saltou para US$ 1,084 bilhão. E a expectativa que a empresa tem para 2024 é de que esse faturamento ultrapasse US$ 1,6 bilhão.
Os dados da pesquisa PGB revelam que os gamers acompanham esse cenário de perto e aprovam quando as marcas se envolvem neste segmento. Cerca de 72,4% aprovam quando as marcas apoiam o ecossistema dos e-sports por meio de publicidade em vídeo.
A satisfação é parecida em outras formas de apoio, como lives patrocinadas (apoiada por 74,3% dos entrevistados), suporte aos times e eventos do setor (70%) e campanhas em redes sociais (72,7%).
Inclusive, 78,9% das pessoas pesquisadas afirmaram que valorizam as marcas que respeitam e reconhecem a comunidade gamer. Sinal de que a compreensão dessa identidade e cultura é fundamental para criar um laço mais próximo com os consumidores, facilitando a sua inserção no mercado.
O levantamento da PGB 2024 foi além e até mostrou quais são algumas das marcas mais reconhecidas entre os gamers.
Divididas em 22 categorias, a pesquisa constatou que marcas como Heineken, Red Bull, Nike, McDonald’s, Mastercard, Rexona, iFood, Nubank, Boticário e 3 Corações são algumas das que mais recebem o reconhecimento do público gamer.