Como administrar uma loja de roupas infantil
Você está pensando em planejar abrir um negócio ou melhorar a gestão da sua empresa no segmento de roupas infantil? Aqui neste guia, você conhece as melhores dicas de como administrar uma loja de roupas infantil por etapas, seguindo as 4 chaves essenciais para ter uma gestão de sucesso, otimizar o serviço e aumentar o número de vendas.
Guia completo: Como administrar uma loja de roupas infantil
01. Como administrar uma loja de roupa infantil: marketing e área comercial
O marketing se tornou essencial para empresas ao redor do mundo, independente do segmento. É por isso que para se sobressair você terá que experimentar novos campos, a fim de fazer com que sua loja de roupa infantil seja conhecida não só pelos clientes da região, mas em diversos lugares ao redor do país e quem sabe do mundo.
A primeira coisa a ter em mente é que o comércio eletrônico não é seu inimigo, apesar da concorrência, ele ajuda a impulsionar seus resultados e fazer com que sua marca seja reconhecida no mercado.
Atualmente, seja você proprietário ou gerente de uma loja dentro de um shopping center ou em um bairro da cidade, você deve aproveitar todo aquele público que prefere comprar no conforto de sua casa e pelo seu celular.
No entanto, para realizar vendas pela internet, você precisaria da ajuda de um especialista em Marketing Digital, para aconselhá-lo a criar uma plataforma para gerenciar a existência de seus produtos, gerar pedidos, além de optar por uma plataforma SEGURA de pagamento online e ao mesmo tempo combinar todo esse esforço com e-mail marketing e redes sociais para alcançar seus clientes.
Pode parecer trabalho e um pouco confuso no começo, mas você deve ter em mente que, já se foi a época em que as pessoas saiam de casa sempre para realizar suas compras, com o potencial da internet, ficou mais fácil realizar compras em diversos segmentos, basta um clique e está feito.
Caso, você não invista no Marketing do seu negócio para anunciar seus produtos e serviços para seus clientes nas redes sociais e páginas web, pode ter certeza de que seus concorrentes vão.
Com a ajuda de um especialista em Marketing, você otimiza os processos de campanha e publicidade da sua marca. Confira a seguir como essa estratégia funciona de forma detalhada:
01.1 Posicionamento da marca
Você precisa definir como deseja que os clientes percebam sua loja no mundo real e virtual.
Você pode se orientar a partir do mapa de posicionamento da marca, ou seja, quais os pontos fortes de sua loja de roupas infantil, por exemplo:
- Preço;
- Qualidade;
- Líder de mercado;
- Boa atenção;
- Personalização de pedidos;
- Entrega imediata;
- Exclusivo;
- Clássico;
- Inovadora;
- Etc.
Também não se esqueça de projetar os 4 P’s do mix de marketing da sua loja. Você poderá definir melhor suas estratégias para atrair clientes potenciais e manter um relacionamento com seus clientes recorrentes.
Os 4 P’s do mix de marketing são:
- Produto;
- Preço;
- Posicionamento;
- Promoção.
01.2 Vantagem competitiva
Outro dos pilares para melhorar as vendas de uma loja de roupas infantil é saber, como a palma da mão, “aquilo” que o diferencia das outras.
Esse “isso” por exemplo, pode ser atendimento ao cliente, decoração, cafezinho, catálogo, apoio a associações sem fins lucrativos, etc.
Para destacar a vantagem competitiva de sua loja, você deve:
- Certifique-se de que todos os funcionários saibam quais são suas principais características e por que isso é tão importante para o seu negócio;
- Conheça toda a gama de produtos que possui;
- Saiba como é a persona do comprador da loja para adaptar o discurso de vendas;
- Saiba como a vantagem competitiva ajuda o cliente ideal.
Ei! A vantagem competitiva de sua loja não está apenas em seus produtos ou na sua atenção, você também pode aproveitá-la em:
- Localização da sua loja;
- Desenho da sua loja virtual;
- Critério;
- Recompensa;
- Produtos exclusivos;
- Promoções;
- O uso da tecnologia;
- Formas de pagamento.
E muitos outros que você pode experimentar.
01.3 Atração de clientes
Sabemos que atrair um cliente não é nada fácil, mas se você já tem sua vantagem competitiva e a localização de sua loja, além do posicionamento online da marca, agora pode investir melhor em seus recursos na mensagem para chamar a atenção.
Para complementar suas estratégias, você também pode:
- Sirva todos os seus clientes como se fossem os únicos que importam;
- Desenvolva uma cultura organizacional para que seus vendedores se sintam motivados;
- Leve em consideração a decoração de suas instalações;
- Distribua os produtos em sua loja de modo que fiquem bem visíveis para o consumidor, bem como acontece nos supermercados, quando estamos na fila do caixa e olhamos para os doces;
- Cuide da iluminação, música ambiente e cheiros;
- Altere a distribuição de itens em sua loja de roupas infantil todas as semanas;
- Aproveite as vitrines de sua loja;
- Crie promoções exclusivas para quem visita sua loja virtual e sua loja física.
02. Como administrar uma loja de roupa infantil: A área de operações
Claro, não poderíamos falar sobre administrar uma loja de roupas infantil, sem nomear a área de operações. Neste caso, são todas as tarefas que são realizadas na sua empresa para que tudo funcione. A chave: que não haja perda de tempo e esforço.
Para controlar melhor a administração de uma loja de roupas infantil, é necessário que você tenha vários mapas principais:
02.1 O mapa do processo
O mapa do processo mostra o que o cliente faz ao entrar na sua loja, seja offline ou online. Como por exemplo: olhar a vitrine, colocar itens no carrinho, ir direto para sessão ou categoria de ofertas, pesquisar roupas por idade ou personagens, verificar o valor do frete, realizar o pagamento.
02.2 O processo de venda de sua loja (online e física)
O processo de vendas é vital quando se trata de administrar uma loja de roupas infantil. Isso vai depender do seu mapa de processos e da jornada do comprador do cliente para que você adapte os processos e tente não perder compradores.
Você também pode classificar seus mapas de processo de acordo com as áreas de sua loja, como:
- Pedido de fornecedores e recepção;
- Processo de classificação, marcação, etc;
- Processo de gestão de estoque na loja física e na loja online;
- Prestação do serviço na loja;
- Prestação do serviço na loja online (publicidade digital, utilização de palavras-chave, catálogo, compra, confirmação de compra, envio, etc.);
- Pedir o feedback do cliente.
03. Como administrar uma loja: Recursos humanos
Você pode esperar que bons produtos, promoções e a localização da sua loja de roupas infantil, sejam suficientes para vender mais.
Porém, se a equipe de funcionários que tem que atender o público e converter a venda, não estiver preparada para isso, tudo o que você fizer será em vão.
Portanto, antes de investir no treinamento de seus vendedores, você deve:
Defina claramente as funções-chave da sua loja: desde o chefe, o fornecedor, o encarregado da manutenção, o caixa, os contadores e os vendedores.
Saiba onde encontrar bons candidatos: muitos acreditam que bastam pessoas com experiência para abrir uma loja, porém, acreditamos que quem se mostra mais motivado sempre será bom se for bem treinado.
E depois de ter os candidatos, você deve:
Elabore um plano eficiente de formação dos vendedores: isso vai desde contar-lhes tudo sobre a sua empresa, o que pretende alcançar, como pretende alcançar, as ferramentas que tem ao seu dispor e a atitude que devem ter para serem os melhores embaixadores da sua marca.
Elabore estratégias para mantê-los motivados e reduzir o estresse: pode ser comissão de vendas, horários flexíveis, melhor ambiente de trabalho, ter um uniforme que os deixa felizes. Você pode experimentar o que funciona melhor para sua loja, mas o importante é testar.
Características de um bom vendedor para lojas
O vendedor é o embaixador de sua loja para os clientes. Portanto, todos os aspectos contam, desde a maneira como ele fala até a sua aparência.
Alguns segredos para você ter bons vendedores são:
Contratar pessoas que gostam de trabalhar com o público – ninguém gosta de sentir que o vendedor está fazendo um grande favor ao mostrar os produtos da loja, ou, que está apenas empurrando itens para ganhar comissão.
É preciso contratar candidatos que gostam de falar com as pessoas, se preocupe com as necessidades do cliente, saber ouvir, estuda o produto que irá vender para ter maior conhecimento sobre a marca, cuida muito bem da sua higiene pessoal, se veste de acordo com a empresa (aconselha-se propor um uniforme escolhido pelos vendedores), etc.
04. Como administrar uma loja: Finanças
E por último, mas não menos importante, está a área de finanças, uma área fundamental para quem quer saber como administrar uma loja de roupas infantil.
Mas antes de explicar sobre finanças para sua loja, é importante citar alguns conceitos:
1) O sucesso em suas finanças depende de sua capacidade de gerenciar suas fontes de receita e seus custos.
2) Existe algo chamado princípio de Pareto que mostra que 80% de seus lucros vêm de 20% de seus produtos. Portanto, você precisa descobrir quais são os itens mais lucrativos para sua loja.
3) Uma das melhores maneiras de identificar onde está sua mina de ouro é encontrar o produto estrela e o cliente estrela para garantir que permaneçam dando lucros a sua empresa. Se necessário, você pode investir mais neles para que tragam benefícios.
4) Depois de ter descoberto isso, é bom que você identifique quais são os produtos, clientes e tarefas que fazem você perder mais dinheiro do que ganha, para que você tome 2 decisões: alterá-los ou eliminá-los completamente.
Explicaremos melhor como administrar uma loja de roupas infantil, na área de finanças em 2 aspectos principais:
04.1 Melhorar a receita
Para aumentar a receita, você pode pegar emprestada uma estratégia de restaurantes chamada: Engenharia de cardápio. Esta estratégia consiste em descobrir quais são os pratos mais rentáveis (neste caso os produtos) e quais os menos rentáveis.
04.2 Reduzir custos
Outra forma de como administrar uma loja de roupas infantis é reduzindo custos. Para isso, você precisa ter clareza sobre os 3 tipos de custos (ou despesas) que terá de enfrentar:
Exemplos para reduzir custos em uma loja
Gerencie melhor seus depósitos: os tempos de entrega de seus produtos podem ser reduzidos cuidando bem da organização de seu depósito – contanto que você tenha produtos que possam ser armazenados. Se este não for o caso, organize seu estoque em produtos estocáveis e aqueles que não são.
É recomendável que você leve em consideração os produtos mais lucrativos e aqueles que são comprados com muita frequência, para que você compre mais a granel. Para produtos que não saem com tanta frequência, você pode reduzir a quantidade de compra, para não os manter no depósito por muito tempo.
Custo de oportunidade: Como economizar e ter mais benefícios de acordo com seu tipo de empresa
Não se esqueça de levar em consideração tanto em finanças quanto em recursos humanos o número de horas que sua loja funcionará. Embora seja verdade que você pode reduzir custos com uma loja virtual, você também deve calcular os dias e meses mais fracos, a comissão de vendas e, se você estiver em um shopping, o horário de funcionamento.
E, finalmente, um pequeno bônus:
Extra: confie na tecnologia
Não poderíamos terminar de falar sobre como administrar uma loja de roupas infantil, sem mencionar tarefas básicas como contabilidade, faturamento, gerenciamento de clientes, fornecedores de pagamento e outras obrigações para manter seu negócio funcionando.
Se você tem uma loja relativamente pequena, talvez possa fazer você mesmo (se tiver o conhecimento necessário). Para tornar essas tarefas mais fáceis, recomendamos o uso de tecnologia para automatizar seus processos e ajudá-lo a economizar tempo, como exemplo, um software de gestão administrativa para empresas.
Em vez de contratar alguém para cuidar exclusivamente da contabilidade e finanças de sua empresa, você pode contar com softwares e aplicativos de computador capazes de gerenciar as informações vitais de sua pequena empresa.
Essas são as quatro chaves para administrar uma loja de roupas infantil com eficiência, aumentando os lucros, otimizando processos, motivando sua equipe de funcionários e se tornando reconhecido no mercado.