Como colocar o seu negócio em evidência dentro das plataformas

Atualmente, é desejo de toda empresa ganhar cada vez mais destaque dentro de sua área. Com certeza, você também pensa em diversas maneiras de colocar o seu negócio cada vez mais em evidência.

Afinal, uma empresa que consegue se destacar tem mais chances de atrair um número maior de consumidores e tornar-se uma referência no mercado. Destacar a sua companhia é fundamental para otimizar o seu crescimento.

É válido citar que todas as marcas buscam o seu destaque nas mais variadas áreas do mercado, desde lojas de roupas e calçados até empresas de projeto de arquitetura de interiores, todas buscam apresentar diferenciais para vencer as concorrentes.

Sendo assim, acompanhe agora algumas dicas essenciais que podem ajudar você a destacar o seu negócio dentro das mais diversas plataformas do mercado.

As melhores ferramentas para colocar seu negócio

Antes de mais nada, separamos algumas das melhores ferramentas que podem fazer seu negócio crescer atualmente. A grande maioria das empresas, hoje, foca suas estratégias nos meios digitais, devido ao seu alto uso e potencial de expansão.

Através da internet, é possível atingir um elevado número de consumidores e crescer cada vez mais a sua companhia, mesmo que ela seja de procedimentos que ocorrem fora das máquinas, como avaliações ambientais.

Afinal, a divulgação e o contato com possíveis clientes é sempre essencial e altamente atingida através dos meios digitais, e das ferramentas listadas a seguir.

Redes sociais

A primeira ferramenta, que pode ser essencial para evidenciar o seu negócio são as tão populares redes sociais. Atualmente, é praticamente impossível encontrar uma empresa que não possua ao menos uma das plataformas desse formato.

Algumas das principais redes sociais, utilizadas hoje em dia e importantes para empresas, são:

  • LinkedIn;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter.

A presença da sua empresa nessas plataformas é essencial para principalmente dois fatores: divulgação e comunicação eficiente com o público.

A divulgação dependerá de boas estratégias de marketing, adaptadas para cada uma das redes. 

O Instagram, por exemplo, conta com excelentes ferramentas para postagem de vídeos curtos e até mesmo posts interativos, quanto o Twitter é uma rede social com limitação de caracteres que demanda um conteúdo mais condensado, direto ao ponto.

E a comunicação com o público pode variar de acordo com a sua marca. Uma empresa de terceirização de serviços de limpeza, por exemplo, deve estar presente nas comunidades relativas a esse tema nas redes sociais, a fim de atingir o público-alvo correto.

Uma vez que seus clientes o encontrem nas redes sociais, é essencial manter uma comunicação com eles, o que cria o sentimento de proximidade e pertencimento, evidenciando sua marca das demais.

Aplicativos de mensagens

Os aplicativos de mensagens também são uma excelente forma de manter contato com seus consumidores, assim como as redes sociais. 

Atualmente, o mais utilizado no Brasil é o WhatsApp, que possui adaptações em uma versão exclusiva para quem possui uma empresa.

Aderir e adaptar-se ao aplicativo pode ser uma excelente maneira de melhorar a sua comunicação com os consumidores da sua marca, destacando-a.

Parcerias com outros sites

Outra ferramenta que é comumente utilizada para evidenciação de empresas é a realização de parcerias com outros sites, normalmente grandes. Pense em uma empresa que realiza recarga extintores SP, por exemplo.

Para destacar a companhia, divulgando o serviço para o público-alvo correto, o dono dessa companhia procura um site de outra que tenha alguma relação com este serviço, mas que não seja uma concorrente de sua marca.

O ideal é encontrar uma empresa que atue na mesma área, ou uma muito próxima, mas tenha produtos diferentes, para não gerar conflitos de interesse. 

Então, uma parceria pode ser feita, onde o site maior divulga os serviços da outra companhia, em troca de algum investimento ou divulgações em retorno.

No exemplo citado, uma empresa de prevenção e combate a incêndio, que oferece cursos e dicas poderia divulgar a companhia de recarga, em algum banner ou link nos textos que falam sobre a importância de possuir extintores nos estabelecimentos, por exemplo.  

E-mail

O e-mail é uma das ferramentas mais antigas dos meios digitais, porém, altamente utilizada até os dias de hoje. A realização do e-mail marketing pode ser extremamente eficiente para realizar conexões com pessoas que estão interessadas em seus produtos e serviços.

Porém, tenha em mente que para utilizar o e-mail marketing, você deve ter o seu público-alvo bem definido, a fim de direcionar bem as mensagens, atingindo uma grande maioria de potenciais clientes.

Voltando ao exemplo do tópico anterior, seria interessante a emissão de uma mensagem chamativa e informativa, que transmita com qualidade os serviços da empresa de recarga de extintores a companhias que possam se interessar em ter um projeto contra incêndio.

Nesse caso, grandes indústrias, como de eletricidade, por exemplo, podem ser bons alvos das mensagens.

Loja virtual

Por fim, para evidenciar o seu negócio dentro das plataformas, outra ferramenta que você provavelmente vai querer adotar é a construção de uma loja virtual, isto é, um e-commerce.

Dados de diversas pesquisas mostram que pessoas no mundo todo preferem realizar compras online, inclusive no Brasil. Sendo assim, é difícil ver uma empresa que não tenha se adaptado a essa realidade e não possua uma loja virtual.

Quando seu comércio tem um e-commerce, é um sinal de que você está adaptado à contemporaneidade e possibilita a realização de transações práticas e seguras aos seus clientes, logo, um excelente fator de evidenciação.

Dicas essenciais

Agora que você já sabe algumas das principais ferramentas que sua empresa pode atuar nos meios digitais, fique atento às principais dicas, consideradas essenciais, para que seu negócio fique em evidência nas mais diversas plataformas disponíveis.

Priorize a criação de conteúdos de qualidade

A primeira dica, considerada essencial, é priorizar sempre a produção de conteúdos de alta relevância para o seu mercado de atuação. Temos uma estratégia de marketing focada exatamente nisso, chamada “Marketing de conteúdo”.

Cada vez mais empresas focam em produzir materiais relevantes para seus potenciais clientes, o que demonstra interesse em atender às necessidades do público, além de autoridade no assunto.

Uma companhia que tem seu foco em segurança no trabalho, por exemplo, pode criar um blog, onde detalha cada um dos produtos disponíveis, como um instalação de calhas, aulas de primeiros socorros e instruções para prevenção de acidentes, por exemplo.

O conteúdo deve ser altamente relevante para quem possa estar interessado, fazendo com que a sua empresa seja encontrada por um público-alvo segmentado e altamente qualificado.

Lembre-se de adaptar seus materiais para cada plataforma que for escolhida e utilizar recursos de otimização para os mecanismos de busca, também chamados de técnicas de SEO, que são estratégias para fazer com que seu site apareça nos primeiros resultados de pesquisas online.

Garanta o bom funcionamento de todos os recursos escolhidos

A segunda dica, de certa forma, tem relação com otimizar o seu material para os mecanismos de pesquisa, uma vez que um dos fatores do SEO diz respeito ao bom funcionamento e à alta velocidade de carregamento das páginas online.

Porém, garantir que tudo em suas plataformas funcione bem também é uma forma de fazer com que seus clientes tenham a melhor experiência, desde os momentos de primeiro contato com sua empresa.

Seu site, blog, páginas nas redes sociais, aplicativos de mensagens, loja virtual, e-mail, e tudo mais o que você escolher para seu negócio operar deve funcionar corretamente. 

Apenas com o bom funcionamento você pode ganhar uma evidência positiva nas plataformas.

Aproxime-se de seu público

A terceira dica também é uma das mais importantes e diz respeito ao seu público. Repare que quando falamos na produção de conteúdos de qualidade, citamos que ele deve atingir o público com eficiência. 

Quando citamos o bom funcionamento das plataformas, lembramos que seus consumidores precisam de uma melhor experiência.

Logo, o foco da sua atuação nas plataformas deve ser a satisfação de seus clientes, para que o sentimento de autoridade, confiança e pertencimento seja criado. Dessa forma, você cria consumidores fiéis, que podem até mesmo divulgar a sua marca adiante.

Além disso, lembre-se de estar sempre o mais próximo possível da sua clientela, tanto para reforçar os sentimentos criados quanto para ouvir feedbacks, positivos e negativos e saber o que deve ser melhorado em seu negócio.

Evidentemente, a forma como você irá se conectar com o público também depende das variações de sua companhia. 

Um negócio que vende projeto topográfico deve ter uma aproximação totalmente diferente de uma academia, por exemplo, uma vez que o nicho de consumidores é extremamente diferente.

Não tenha medo de arriscar, mas adapte-se

Por fim, para colocar o seu negócio em evidência dentro das plataformas, uma das maneiras mais eficientes é arriscar em estratégias que façam diferente. Uma vez que o seu objetivo é se destacar no meio de concorrentes, você precisa arriscar, inovar.

Porém, é essencial ter sempre cuidado para não realizar estratégias muito extravagantes e conseguir resultados negativos, como estranhamento do público e afastamento de potenciais clientes.

Por isso, procure também se adaptar ao mercado, estude estratégias de sucesso realizadas por outras empresas e as altere, a fim de fazer com que o seu negócio ganhe destaque com uma identidade própria, diferente e agradável.

Se destacar dentro das plataformas é uma das melhores maneiras de fazer com que sua empresa cresça cada vez mais. Sendo assim, atente-se a tudo o que foi dito para poder colocar o seu negócio em evidência com maior facilidade.  

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.