Mídias sociais e suas estratégias de marketing textual

As mídias sociais são cada vez mais usadas por diversos usuários pelo mundo, sendo oportunidades prontas para conhecer o seu negócio. Nesse caminho, o marketing textual dentro da rede pode entrar para fortalecer a conexão.

Os números comprovam essa afirmação: mais de 4 bilhões de pessoas no planeta possuem um perfil ativo em alguma rede social. Esse é o dado mais recente do estudo da We Are Social e Hootsuite, em 2022: Global Overview.

Isso ocorre porque diversos negócios podem se beneficiar de estratégias voltadas às redes sociais. 

Uma medicina do trabalho clínica, por exemplo, pode encontrar um novo cliente devido ao interesse em um dos assuntos abordados em um desses canais. O mesmo para lojas de roupas e outros nichos.

No conteúdo abaixo, exploramos os potenciais dessas ações, a partir dos canais digitais mais usados no momento, dicas para as estratégias e os benefícios do marketing textual nas redes sociais.

As principais redes sociais do momento

As redes sociais são bem diversas umas das outras e, geralmente, um mesmo usuário pode ter perfis em apenas uma ou várias delas. 

Dito isso, você também não precisa estar presente em todas as plataformas, mas conhecer o funcionamento de cada uma é essencial para a entrada nesse meio e identificar aquelas que promovem mais oportunidades ao seu negócio.

Instagram

A principal rede social voltada para ampliar a presença digital de uma marca, se conectar com o cliente e aprofundar o marketing, sem dúvidas, é o Instagram. 

São mais de 2 bilhões de usuários na rede social pertencente à Meta, o antigo Facebook de Mark Zuckerberg.

Ela é mais conhecida como a mídia voltada para a publicação de fotos e, mais recentemente, de vídeos. 

No entanto, os formatos podem ir além. Entre as possibilidades do Instagram, podemos destacar:

  • Publicação de Imagens;
  • Divulgação de Vídeos;
  • Lives;
  • Ferramentas de chat e Relacionamento com o cliente.

Mas, é claro, o marketing textual está presente por todo o conteúdo. 

A linguagem usada para descrever o seu produto na legenda de uma foto de uma marca de compressor parafuso manutenção, por exemplo, diz muito sobre o que é oferecido e a empresa em si.

Essa comunicação é um ótimo modo de chegar até o cliente, chamando a atenção dele e fazendo ele clicar em um anúncio ou se direcionar ao site da loja.

Facebook

O carro-chefe das mídias sociais anteriores ao Instagram é o Facebook, considerada a primeira rede mais popular de todas. Ainda que não figure no topo, hoje são 116 milhões usuários brasileiros ativos nela.

No geral, a lógica permanece a mesma: publicações de textos, imagens e vídeos. 

Há também a possibilidade de realizar transmissões ao vivo, republicar stories do Instagram e vender diretamente pelo shopping da mídia social.

É sempre interessante manter uma página da empresa dentro do Facebook, para a divulgação de blog, posts, produtos e o contato com o cliente, bem como para criar senso de comunidade. 

Lembre-se, todo o conjunto de ações publicitárias formam o seu nome na rede, promovendo uma imagem para marcar a mente do cliente, seja para vender pulverizador agrícola preço ou lanches caseiros.

WhatsApp

Com foco total no envio de mensagens instantâneas, o WhatsApp, também parte da Meta, ultrapassa os usuários do Facebook no Brasil: mais de 160 milhões de pessoas ativas usando o aplicativo pelo celular. 

Isso faz dele uma ferramenta bastante vantajosa para manter o contato com leads e clientes. 

Afinal, estamos sempre com o celular do lado, não é mesmo? Sendo assim, o contato pode ser rápido e fácil para tirar dúvidas ou fechar um negócio.

O cliente, por exemplo, pode precisar de uma empresa de galpão pré moldado e o aparelho telefônico pode ser a melhor escolha para marcar rapidamente uma visita e resolver o problema.

Nesse sentido, é válido manter um perfil ativo da empresa, com informações gerais sobre o serviço, um logo na foto de perfil, horário de atendimento e localização, além de uma linguagem próxima a da persona, fazendo-a permanecer em contato.

TikTok

Uma recente explosão no mercado das redes sociais foi protagonizada pelo Tik Tok, aplicativo de origem chinesa com foco em vídeos curtos.

Portanto, realizar o marketing dentro do Tik Tok é potencializar a produção em vídeos, de forma frequente e com qualidade.

Nesse caso, há também um fator do público, tendo em vista que nem todas as faixas de idades marcam presença de forma consistente e contínua na rede. O estudo da persona é requisitado, para entender se a atuação nesse mercado faz algum sentido.

As hashtags, legendas e cartelas de texto dentro dos vídeos fazem parte das características dos conteúdos do Tik Tok, seja para vender esquadria de pvc ou divulgar uma marca de bebidas.

Linkedin

A rede social voltada para o mundo corporativo possui um forte destaque no marketing. 

Afinal, o Linkedin é recheado de publicações escritas, em conjunto com imagens de qualidade para divulgar uma campanha bem sucedida de uma marca ou uma nova conquista.

É o momento no qual a sua marca pode crescer dentro do mercado, estando bem próxima de empresas parceiras, concorrentes e colaboradores.

Dicas de estratégias para as redes sociais

Você já conheceu as principais redes sociais presentes no meio do marketing textual, mas e quanto às possíveis estratégias a serem usadas para promover a sua marca? 

De nada adianta estar presente dentro das redes, se a empresa não possui uma estratégia firme e bem estabelecida para promover conteúdo e alavancar as vendas.

Abaixo, selecionamos algumas estratégias. Elas podem ser usadas para a venda de consultoria em saúde ocupacional, por exemplo, ou para o lançamento de uma marca de roupas.

Ofereça conteúdo

O Marketing de conteúdo é a chave para manter um perfil de mídia social ativo e atrativo para chamar atenção de quem passa quase o dia todo nas redes sociais. 

Ter uma estratégia com planejamento de conteúdos é essencial para a atuação dentro de qualquer mídia.

A publicação de imagens e vídeos e o marketing textual deve fazer parte do seu perfil, sempre em diálogo com a persona e o mercado. 

O marketing de conteúdo também é uma forma de educar o seu público e entretê-lo, por meio da conversa com memes e notícias da atualidade.

Um vídeo sobre manutenção mecânica industrial para uma empresa de regularização pode ser mais interessante do que um extenso e-book sobre o assunto, por exemplo.

A partir desse trabalho, você se aproxima de um futuro cliente, reforça o valor da sua marca e mantém o canal em atividade.

Fomentar tráfego 

O uso das mídias sociais para fomentar tráfego para site, loja ou blog também é bastante usado por diversas empresas no mercado. É uma forma bastante rápida e fácil de direcionar os usuários da rede para o seu site.

Dessa forma, você tira o público da concorrência com o conteúdo de outros usuários e marcas e leva diretamente para uma página completa sobre a sua empresa, com os produtos e as informações que precisa e a prova social de outros clientes.

Engajamento do público

Outra forma de marcar presença nas mídias sociais é por meio do engajamento com o público, sendo bastante propício para fortalecer a interação entre cliente e marca.

O marketing textual pode ser usado para esse objetivo por meio das legendas das imagens ou das publicações em si. No término de um vídeo, experimente fazer uma pergunta para o usuário. Ou no fim de um texto, provoque uma interação.

Essas ações bastante simples fazem com que os seguidores comentem, curtam e compartilhem o seu conteúdo, aumentando as visualizações e fazendo o material chegar em muito mais pessoas.

Também é interessante ficar sempre atento aos comentários e respostas. Saber como o público está respondendo ao que você oferece ajuda a seguir o caminho para futuros conteúdos.

Contato com Influenciadores

Os influenciadores são pessoas com uma boa base de seguidores nas redes sociais, geralmente personalidades famosas de um nicho ou produtores de conteúdo, e com bastante autoridade dentro do segmento de atuação.

A importância desse grupo vem para divulgar a sua marca no canal deles, fazendo o seu nome chegar até um público que, em outra ocasião, jamais iria saber sobre os seus produtos.

O chamado Marketing de Influência pode ser feito por meio de uma parceria entre perfis, oferecendo tanto uma troca de divulgação, produtos ou mesmo um investimento financeiro em cima do conteúdo do influenciador.

Esse modelo de marketing é possível graças ao poder de influência e interação trazido pelo cenário das redes sociais, no qual a comunicação de uma pessoa pode fazer com que a sua marca tenha um rápido crescimento em um período mais curto.

Comece já a usar as mídias sociais na sua empresa!

Agora você compreende a importância do investimento de marketing textual voltado para as mídias sociais. Os canais digitais mais usados pelos internautas estão disponíveis para a campanha da sua empresa, independentemente de ser de distribuidor de sacos valvulados ou um restaurante de comida natural, basta começar a usar.

Você pode revisar o conteúdo, estudar as principais redes sociais e estratégias para cada meio e perceber a diferença enorme dessas campanhas frente ao seu público, adequando as plataformas, formatos e redes às suas necessidades. Boa sorte!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.