Como fazer um plano de negócios

Não é possível fazer um lançamento de projeto sem um plano de negócios, sendo importante para o crescimento de qualquer empresa.

O plano de negócios é um documento que permite ao empreendedor poder analisar a situação atual do mercado, setor e entorno. Este plano recolhe tais informações e permite poder presentar o negócio para investidores, grandes fornecedores, sócios, etc.

Ele explica como é o começo do negócio e como vão ser os seguintes passos, é um documento vivo, ele tem que estar se atualizando constantemente.

Por outro lado, tem um plano de empresa, que descreve e analisa as oportunidades que tem a empresa conforme a viabilidade do seu setor do mercado. Estabelece também as metas e expetativas a curto, meio e longo prazo, com as estratégias a seguir para alcançá-las.

Porque é importante ter um plano de negócios

Ter um plano de negócios antes de fazer o lançamento do projeto vai permitir: como roteiro e de análise estratégico, conhecer o setor e a concorrência, ajuda a comprovar a consistência interna do projeto, estudar a viabilidade técnica e econômica do projeto, facilitar a comunicação da ideia para investidores, sócios e clientes, e também para visionar o futuro a curto prazo.

Todo documento de plano de documento tem que incluir:

  • Resumo executivo: se deve repassar nos aspectos mais importantes, neste passo tem que se chamar a atenção e interesse dos futuros investidores.
  • Descrição do produto ou serviço: aqui tem que explicar perfeitamente o produto ou serviço da empresa, conceito, origem da ideia e suas caraterísticas principais. Indicando a que alvo vai dirigido e as necessidades que satisfaz.
  • Análise de mercado e concorrência: este ponto é muito importante para o plano de negócio, aqui vai ser analisado o mercado aonde vai atuar o produto ou serviço, o tamanho, os fatores de exito e que barreiras de entrada e saída podem se encontrar, qual é sua evolução e crescimento natural, como também as atuais tendências do mercado.
  • Modelo de negócio: aqui se define o modelo e plano financeiro, tem que se dar detalhe dos acordos financeiros, o portfólio central de produtos ou serviços que a empresa oferece e vai oferecer com base nas ações precisas para alcançar as metas e objetivos estratégicos.
  • Descrição do time e temas societários: é imprescindível descrever a equipe humana que faz parte da empresa, já que os investidores dão relativa importância a isto para saber se a empresa vai levar seu negócio corretamente. Se há sócios tem que indicar sua denominação social e comercial, objetivos, nome dos fundadores, capital social, etc.
  • Estado do desenvolvimento do negócio: aqui vai se especificar em que fase está o produto ou serviço, se foi feito um teste nele ou se já existe um protótipo desenvolvido.
  • Estratégias de marketing: detalhe das decisões sobre ações e recursos a serem usados, especificar se vai contratar uma agência externa ao que respeita do marketing, comunicação e publicidade.
  • Plano de contingência: indicar aqui os riscos (que sempre tem algum) para que os possíveis investidores estejam cientes disto.

Adequar o plano de negócio segundo o destinatário

Depende de quem receba o plano de negócio vai ter que fazer algumas modificações para alcançar o seu objetivo. Se é para apresentar para um banco indique como eles vão recuperar o seu dinheiro, garantias de devolução e indicar a rentabilidade do negócio como também as propriedades e frota da empresa.

Se for apresentar na administração pública tem que se fazer enfase no objetivo da empresa, criação de vagas de emprego, desenvolvimento do território, etc. Já se for apresentado a futuros investidores tem que indicar como eles podem sair do negócio, o atraente que é o setor que vai ser atingido e como aportar valor.