Como usar o WhatsApp em Estratégias de Marketing Digital

Se você não mora em uma caverna, já deve ter percebido que os tempos e hoje, para uma empresa conseguir ser nacionalmente conhecida, é necessário se atualizar e aderir ao marketing digital se quiser ter sucesso no mercado atual.

A modernização das formas de divulgação proporcionou a empresas uma maior visibilidade de conversão, fazendo-as crescer absurdamente rápido e conquistar os maiores valores em vendas sem gastar praticamente nada com marketing.

Hoje, uma nova ferramenta junta as técnicas de marketing digital e promete alavancar ainda mais a divulgação, captação e conversão de leads, o Whatsapp marketing. Hoje você vai aprender a usar o Whatsapp em estratégias de marketing digital. Confira.

A força do Whatsapp no mercado

Em 2020 e 2021, foram registrados aproximadamente 2 bilhões de usuários ativos no aplicativo, o que faz dele um dos aplicativos mais acessados do mundo, superando, inclusive, o Facebook. Consegue ver a vantagem nisso?

Com sua popularidade em alta, o Whatsapp rapidamente foi trazido para as estratégias de marketing digital como uma ferramenta de comunicação para fazer e divulgar negócios. E tem dado resultados.

Imagine estreitar a relação entre a empresa e o cliente, aproximá-los e criar um tipo de vínculo de fidelidade que gere confiança na sua marca e nos seus produtos/serviços. Sem limitação de localização, ou seja, você pode promover qualquer coisa para clientes do mundo todo.

Whatsapp Business

Criado exclusivamente para empresas, o Whatsapp Business contém basicamente as mesmas funcionalidades da sua versão comum utilizada por eu e você. Com um adendo, é mais vantajoso para as empresas.

Substituindo as ligações e os SMS, o Whatsapp chegou trazendo grandes novidades para as formas de comunicação do mundo todo, conectando milhares de pessoas com vantagens como ligações por áudio e vídeo, envio de mídias (foto, vídeos e áudios) e, atualmente, a função “Pagamento” que foi adicionada ao aplicativo.

A versão Business do Whatsapp permite diferentes tipos de utilizações e configurações para empresas, como mensagens rápidas, gerenciamento de comunicações, adição de horário de funcionamento e informações personalizadas da sua empresa.

Porque o Whatsapp Business foi criado?

Com a popularização do aplicativo, muitos donos de empresas (micro empreendedores, e microempreendedores individuais) começaram a usar a plataforma para vender seus produtos e promover sua marca.

Outras empresas começaram a utilizar as agendas de compromissos e de clientes. Por exemplo, era possível marcar a hora no cabeleireiro, academia, entre outros.

Com isso, uma nova ideia surgiu que poderia beneficiar a todos, tais como a possibilidade de oferecer aos clientes uma nova forma de interação com a empresa e um suporte mais eficaz. Divulgar produtos novos e promoções, fazer contato com clientes, produtores e fornecedores.

Agregando as estratégias do marketing digital no Whatsapp

Lembrando que o Whatsapp não substitui qualquer outra forma de marketing digital, mas agrega maior probabilidade de sucesso no processo de divulgação e promoção.

Vamos começar entendendo quais as principais vantagens dessa ferramenta:

Mensagens

Disponível na palma da mão de todo mundo ao longo do dia inteiro, o usuário sempre vai ter a certeza de que sua mensagem foi entregue. A empresa também pode gerenciar e controlar as mensagens que envia e recebe dos clientes, bem como configurar uma mensagem automática.

Em outras palavras, é possível configurar uma mensagem de boas-vindas ou informando a ausência em determinado horário ou momento para quem entrar em contato.

Uma das estratégias de marketing digital é o e-mail marketing, que é simplesmente o envio de marketing via e-mail, nesse caso, via whatsapp, já que a ferramenta é muito mais utilizada que os e-mails hoje em dia.

Acesso

O Whatsapp Web é uma funcionalidade que permite ao usuário utilizar o aplicativo também via navegador no computador. No caso da versão Business, pode-se controlar as mesmas ferramentas utilizadas na versão “normal”, por assim dizer.

24 horas por dia em atividade

Diferente de outras plataformas de contato como o próprio facebook ou o e-mail, o usuário não está conectado direto, ou seja, o recebimento de mensagens, no caso, marketing, é lento.

Mas, o Whatsapp está ativo 24 horas por dia para o usuário em seu celular, dessa forma, independente da hora, o usuário sempre poderá estar atento às mensagens que recebe. Isso também fornece para o usuário a possibilidade de comunicação a qualquer horário.

Isso evita interrupções, acelera a comunicação e estabelece uma melhor experiência e conexão entre empresa e possível cliente (ou cliente, no caso).

Cuidados

Já sabemos que podemos agregar qualquer tipo de estratégia de marketing digital no Whatsapp, de e-mail marketing até a captação e conversão de leads. Mas, tem limites e cuidados que devem ser respeitados.

Por exemplo, restringir o envio de mensagens promocionais. Não encha seu cliente com toneladas de mensagens, imagens, promoções e o que for e vai acabar caindo na marcação de spam.

Organização, planejamento e utilização

Não foque 100% das estratégias de marketing digital apenas no Whatsapp, existem outras redes para aplicá-las, então invista nos multiplataforma.

Não saia mandando qualquer coisa para seus clientes, planeje quais publicidades vai enviar, quais se encaixam no perfil do lead e garanta que todas as informações pertinentes sobre você e sua empresa/produtos/serviços estão completos.

Lembre-se de adicionar estratégias que levem a pessoa a entrar em contato e saber mais sobre a publicidade e/ou promoção que você está oferecendo.

A organização é de grande importância. O Whatsapp Business tem a opção de organização utilizando tags. Assim, você poderá categorizar as conversas de maneira a manter tudo bem organizado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.