7 Passos para montar a melhor estratégia de marketing de vídeo

O consumo de vídeos aumentou significativamente nos últimos dois anos. Segundo um relatório da Zenith, o tempo médio que os indivíduos passam assistindo a vídeos aumentou 32% ao ano desde 2018. Essa estatística destaca principalmente a popularidade dos vídeos e explicam porque as marcas estão usando essa mídia em suas estratégias de marketing.

Mas, não basta criar um vídeo e lançá-lo em suas mídias. É necessário trabalhar duro em uma estratégia adequada para sua marca. Algumas etapas, quando obedecidas, podem trazer bons resultados para o seu negócio. 

Confira esse conteúdo e veja o que dizem especialistas e pesquisas sobre a importância da criação adequada de uma estratégia de conteúdo voltada para a elaboração de vídeos.

Etapas envolvidas na criação de uma estratégia de marketing de vídeo

O marketing de vídeo é uma abordagem excelente e poderosa para construir sua estratégia e, ao mesmo tempo, cumprir seus objetivos de negócios. Vejamos os principais passos que você deve dar para ter sucesso.

1. Defina seus objetivos

Antes de planejar qualquer estratégia de publicidade, é importante compreender seus objetivos de negócios. Pergunte a si mesmo: O que você deseja alcançar com a postagem desses vídeos? Onde esses vídeos podem ser classificados no funil de marketing?

É essencial criar apenas um pequeno número de metas para que você tenha total atenção para realizá-las. Exagerar e tentar satisfazer vários objetivos em uma estratégia de marketing pode ser desafiador, especialmente para um iniciante. 

Os vídeos geralmente se enquadram em todos os estágios de um funil de marketing, que são: conscientização, consideração, conversão, lealdade e defesa. No entanto, determinar que tipo de vídeo se encaixa em cada estágio é necessário. 

Os editores de vídeo são uma excelente escolha para editar seus vídeos e adicionar efeitos especiais e visuais a eles, para que seus vídeos se conectem com o público.

2. Determine suas plataformas 

A segunda é determinar em quais plataformas publicar seus vídeos.

Cada tipo de plataforma de mídia social principal consiste em seu próprio formato de conteúdo de vídeo. Enquanto plataformas como o Facebook permitem que você poste todos os tipos de vídeos, o TikTok e o Snapchat dependem fortemente de um formato.

Se você é novo no marketing de vídeo, é melhor se ater às plataformas em que já estabeleceu público. Um estudo da Statistica sugere que Instagram, Facebook e TikTok foram algumas das plataformas mais usadas em 2020. Assim, você pode escolher qualquer uma dessas plataformas para iniciar sua jornada de marketing de vídeo. 

3. Determine o seu tipo de vídeo 

Graças à evolução do marketing, você pode escolher entre uma infinidade de opções quando se trata de fazer seus vídeos. No entanto, escolher os que mais se adequam à sua marca e aos seus requisitos é essencial.

Alguns dos tipos comuns de vídeos dos quais você pode se beneficiar incluem: 

  • Educacional — são conteúdos que trazem informações relevantes, com um tom mais polido e profissional. Costumam ser montados em forma de guias, dicas e checklists que exploram seu produto ao máximo.
  • Bastidores — fornecem ao público uma visão geral de como as operações acontecem e como trabalham os colaboradores. Entretém o público e o aproxima da empresa.
  • Entrevistas — apresenta artistas, influenciadores e figuras ilustres com as quais o público se identifica, aumentando a autenticidade da empresa e fortalecendo ainda mais os laços entre ela e seus clientes. 
  • Divertido — explorar conteúdos descontraídos é uma jogada interessante. Incluem dublagens, pegadinhas e piadas inusitadas. Mesmo que sirvam apenas para entretenimento do público, ajudam a enfatizar a voz da sua empresa e aproximá-la de seus clientes.
  • Testemunhos — funcionam, no marketing, como uma prova social, aumentando a visibilidade e o grau de aprovação da sua marca. Serve para mostrar como seus produtos são usados e quais são os resultados esperados.

Um estudo aponta que cerca de 48% dos clientes preferem que o vídeo reflita o produto ou serviço que lhes interessa. Com isso, escolha o vídeo certo para sua marca e comece a planejar as filmagens e editar o roteiro da mesma. 

4. Estruture a Produção de Conteúdo 

Estruturar sua produção de conteúdo é fundamental para garantir que ele seja relevante e agradável.

Além disso, também o ajudará a economizar tempo, esforço e dinheiro ao longo do tempo. Criar um plano completo e meticuloso de como você deseja que seus vídeos sejam filmados e editados pode fazer maravilhas durante a execução de seu plano.

Graças à facilidade da tecnologia, você não precisa contratar editores profissionais para criar seus vídeos. Filmar e editar é fácil com ferramentas online. Você pode incorporar efeitos especiais como adesivos, GIFs, citações, imagens e muito mais para criar vídeos profissionais e de alta qualidade. 

5. Entenda o que você precisa para a pós-produção 

A pós-produção requer uma quantidade significativa de tempo, especialmente quando seus vídeos são utilizados para anúncios ou requerem edição detalhada.

Não consiste apenas em cortar cenas e ordená-las para sincronizar com a música. Envolve vários outros fatores, como sobreposições de texto, legendas ocultas, telas de frase de chamariz e assim por diante. Quanto maior for o seu vídeo, mais detalhes ele precisa.

Por outro lado, alguns conteúdos requerem uma pós-produção mínima, como os vídeos ao vivo do Facebook. Você também pode editar a legenda / título. Mas, além disso, não há nada que você realmente possa fazer. 

6. Agende e publique seus vídeos 

Agora que você concluiu os fundamentos da criação de vídeos, é hora de agendar e publicar. Muitas plataformas de gerenciamento fornecem opções de publicação diferenciadas. Ao postar vídeos nas redes sociais, é importante ter em mente que eles não são únicos. Você pode agendar um vídeo totalmente editado para ser publicado em uma data posterior.

Assim, dependendo da sua estratégia, você pode enviar um vídeo para redes diferenciadas durante um longo período de tempo. Também é crucial garantir a promoção contínua de seus vídeos para garantir que eles permaneçam relevantes a longo prazo. 

7. Entenda e monitore as métricas 

A última etapa é uma das mais importantes do marketing de mídia social de sucesso e consiste em entender e monitorar as métricas. Analisar suas métricas é a chave para acompanhar o desempenho de seus vídeos. 

Cada plataforma de mídia social compreende análises nativas que fornecem insights sobre o desempenho de seu vídeo, quantas pessoas assistiram aos primeiros 3 segundos do vídeo e assim por diante. 

Também é essencial acompanhar as métricas de seus vídeos mais antigos para saber se eles ainda estão sendo visualizados. Com palavras-chave relevantes e um tópico universal, até mesmo seus vídeos mais antigos podem ganhar tráfego muito depois de serem postados. 

Conclusão 

O marketing de mídia social é um processo abrangente que requer consistência e esforço. As marcas podem aumentar sua base de clientes, gerar leads e, por fim, obter o sucesso ideal na manutenção de uma estratégia de marketing robusta e eficaz. Este é um guia completo de 7 etapas com curadoria para ajudá-lo a entender como você pode planejar sua estratégia de marketing de mídia social com sucesso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.